A Empresa de Regularização de Terras Rurais – ETR S.A. iniciou 2025 com uma importante conquista: foi certificada como integrante do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A certificação ocorreu nesta terça-feira, 7 de janeiro, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.
O programa que é desenvolvido pelo MMA, proposto em 1999 e oficialmente criado em 2020 pela Portaria nº 326, tem como objetivo a orientação e disseminação de práticas sustentáveis entre os integrantes e gestores da Administração Pública, além de soluções conjuntas que estejam relacionadas às mudanças dos padrões de consumo e produção.
” A educação e os conceitos sustentáveis exigem a participação e conscientização de todos. A vida e o futuro de todos depende do governo, mas também da sociedade como um todo, por isso, estamos fazendo nossa parte”, enalteceu o Presidente Candido Teles
A participação da ETR S.A. está pautada na adoção de controles socioambientais, durante todas as suas atividades, que privilegie a minimização ou eliminação dos impactos de suas práticas administrativas e operacionais no meio ambiente, estruturando suas ações em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos.
“Essa certificação é fruto de um trabalho coletivo e dedicado, que exigiu planejamento estratégico e alinhamento com as diretrizes ambientais estabelecidas. Acreditamos que cada ação sustentável que implementamos contribui significativamente para o futuro do nosso planeta e reforça o papel da ETR S.A. como um modelo de responsabilidade socioambiental na administração pública.” ressaltou a Coordenadora Gleide Célia Virgolino da Silva, responsável pelas atividades relacionadas à Agenda Ambiental.
A partir da adesão, a ETR S.A. se compromete com a execução e cronograma apresentado no Relatório de Implementação das Ações, documento que detalha as medidas adotadas, os resultados alcançados e os esforços contínuos para o cumprimento das diretrizes do programa. Essa responsabilidade reforça a transparência e a busca por melhorias contínuas nas práticas sustentáveis da empresa.
O Termo de Adesão ao programa tem vigência de 5 anos, período em que a ETR S.A. trabalhará de forma integrada para garantir a plena execução de suas obrigações e a concretização dos eixos temáticos do programa. Ao final do prazo, será possível renovar o compromisso e fortalecer ainda mais a cultura de sustentabilidade na empresa.